O grupo Acadêmicos e Profissionais em ação por Xique-Xique (APAXX) realizou nos dias 10, 11 e 12 de janeiro a primeira mostra de vídeos Cine Jardim. O evento foi feito em parceria com o Festival Integrado de Cinema Universitário e levou para três bairros da cidade de Xique-Xique a exibição de vídeos curtas-metragens que participaram do festival universitário em 2006 e um documentário sobre as lendas e crendices do rio São Francisco feito por estudantes da UNEB da própria cidade.
O eventou levou para as praças da cidade um público total de cerca de 450 pessoas. E, como em todo bom cinema, não faltou a pipoca, que foi oferecida gratuitamente a todos os espectadores.
"Achei o Cine Jardim uma ótima iniciativa. É uma forma de aproximar as pessoas das outras formas de cultura. O melhor de tudo é que é um entretenimento sadio. Todo tipo de entretenimento em Xique-Xique envolve álcool, mas essa é uma forma de entretenimento sadio", afirma Luan Santos que esteve no último dia do evento.
O Cine Jardim foi bem recebido pela população e movimentou a cidade do interior baiano, onde a cultura não tem a atenção que merece do poder público municipal.
O grupo APAXX é formado por estudantes universitários e profissionais recém formados e está em processo de se tornar uma ONG. O grupo pretende trabalhar nas áreas da saúde, cultura e educação.